sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

02 - Renata

Meia hora depois, estava em frente ao portão da faculdade. Apressou-se em dirigir-se até a sala da diretoria. O reitor, como sempre, estava lendo alguma coisa, e a chegada de Thom pareceu não surtir nenhum efeito, no qual continuava a folhear páginas, sem ao menos olhar para o rosto do aluno.

_ Então, vagabudeando outra vez. Impressionante essa sua capacidade de ser tão inadiplente.
_ Bom dia senhor reitor. Eu queria... seria melhor conversar isso em outra hora, embora eu esteja com pressa.
_ Continue, o que você queria? - Fechou o livro, olhou atentamente para Thom.
_ Exatamente sobre essa minha falta de atenção aos estudos - Ele sentou no banco, com os cotovelos apoiados sobre a mesa, e as mãos em cada lado do rosto - Gostaria de trancar esse semestre. Preciso de um tempo, livre de qualquer obrigação, acredito estar sofrendo de estresse, o senhor entende não é?
_ haha! Como tu, tão inteligente, pode ser ainda assim tão imaturo? Lhe digo que não deveria dar um tempo na faculdade, e sim entregar-se mais aos estudos. Você Thom, tem capacidade, mas essa sua personalidade, ou melhor, esse seu hábito de ser indolente é o que mais te atrapalha.
_ Eu sei, sei sim. Mas por favor senhor reitor, não tente mostrar que me conhece bastante, eu que sei sobre mim.
_ Sabe? Pois lhe digo que não sabes nada - Sorriu ironicamente - Sério Thom, você poderá trancar quando quiser o semestre, mas antes pense mais um pouco.
_ Não tem mais o que pensar.

O Reitor levantou-se, por um instante, seus olhos demonstraram um sentimento de insatisfação.
Já estava para abrir a boca, quando uma aluna, Renata, entrou sem aviso. Ela, quando percebeu quem era que estava com o reitor, corou e tentou sair daquele lugar.

_Espere Renata, logo mais conversaremos, apenas alguns minutos.

Thom virou o rosto para trás, acenou com um sorriso timido para a sua colega. Esta, respondeu apenas com um olhar embaraçado.

_ E vai fazer o que da vida, não estudando mais?
_ Eu tenho em vista, uns planos... e então, como fica a situação?
_ Ora! Quem decide o teu futuro é você, se quer mesmo trancar, vá a secretaria e preencha alguns documentos. Pense bastante no que vai fazer, o tempo não pode ser desperdiçado por pura indolência. Dei-me licença, terei um assunto a tratar agora.

Thom se levantou. Ao sair, teve ainda tempo de trocar algumas palavras com Renata.

_ Problemas?
_ Sim. Então, deixará de ser meu colega?
_ É. Terei que ir agora, até mais.

Renata acompanhou a imagem do rapaz caminhando pelo saguão. Por um determinado tempo, esteve distante, em algum pensamento longiquo. O reitor não estava nada paciente.

_ Vamos garota, está na hora de termos uma conversa...

Já se passara algumas horas, Thom caminhava pelo porto. Havia trancado a faculdade, e não tinha uma idéia certa do que iria fazer agora, mas compreendia bem o seu intimo, e um tempo longe de tudo era o que mais fatigava o seu espirito. Parou em frente a balaustrada, defronte ao mar. Pouco a pouco, foi se distraindo com as pessoas na praia. Considerava as pessoas um tanto que hipocritas... então, reconheceu aquela sua colega, sozinha, sentada sobre a areia.

Os dois não eram intimos, mas existia ali um respeito mútuo, alguma compreensão de que viviam em um mundo parecido. Muitas vezes, Thom sentia vontade de conversar abertamente com ela, pensando que ela compreenderia toda a sua confusão. Nesse momento, queria isso mais do que tudo, desceu as escadas, e foi ao encontro dela.

_ Quais problemas? - Surpreendeu-a, aparecendo sem aviso e com perguntas.
_ Oh, oi, tudo bem? - Ela estava embaraçada, e com um olhar distante.
_ Não, estou bem não, estou cansado entende? Frustado de toda essa monotomia, acredito até que estou enlouquecendo! Olha só a minha agonia? - Gesticulava, ofegava, era um aflito! - E, percebo que você está em um caminho parecido!
_ Nossa! E porque essa aflição?! Você sempre pareceu um rapaz focado!
_ E você?
_ Eu sou uma tola, nada mais, não tenho nem do que me afligir, sou uma tola e nada mais.

Os dois se calaram. Já escurecia. Pouco a pouco, as pessoas abondonaram a praia, voltando para as suas casas, e o mar cada vez mais se aproximava dos dois jovens. O brilho do sol poente acompanhava o silêncio de Thom e Renata. Minutos que valiam por um dia.

_ Se importa se eu fumar? - Perguntou Thom - Fumas?
- Não, não, mas fique a vontade. Adoro te ver fumando, parece que se transforma.
_ haha! Fumar é uma terapia minha amiga.
_ Então já sou a sua amiga?
_ Se não fosse, não estaria aqui, me abrindo a ti. - Ela riu, e virou o rosto para ele. Seus olhos eram escuros como o abismo, tão negros e belos. Thom continuava sério, e evitava olhar no fundo daqueles olhos.
_ Porque te sentes uma tola?
_ Thom, estou indo, depois conversamos. - Ela se levantou, a areia aparecia por toda a sua calça, desajeitada, refletia alguém que não se importava com mais nada. Seu rosto de repente ficou pálido, ofegava demais, poderia-se dizer que era asmática, suas mãos tremiam.
_ Espere, eu te acompanho, só queria saber um pouco de você, e pelo jeito, não está nada bem, o que aconteceu com você?
_ Um dia conversaremos melhor, mas não hoje, não me leve a mal, só que hoje não!
_ E quando poderia te ver novamente? Eu não vou mais para a Faculdade, seria dificil te...
_ Eu estou sempre aqui, no sol poente, e por favor, me deixe só - Imterropeu Renata bruscamente. Thom se calou, e continuou parado, enquanto Renata ia-se embora. Não imaginava que aquela conversa terminaria daquele jeito, e aliás, considerava-se um idiota, por falar de seus problemas para uma pessoa que, visivelmente, aparentava estar bem pior do que ele.

Esse pensamento apoderou-se do pobre rapaz, voltou para casa angustiado, com dores terriveis de cabeça.

Continua...







3 comentários:

  1. Estou torçendo por Renata e Thom
    Já estou a espera da continuação
    Espero que seja um capítulo com os mais belos diálogos entre eles dois...

    =D
    Te convido para ler meus contos já postados e os que virão a ser.Gracias!!!

    http://sientoquememirandecerca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Continuo gostando!
    Curioso pra saber o que a Renata tem! *-*

    ABRAÇO!
    Me avisa quando sair o 3º? ^^

    ResponderExcluir
  3. ela tem meu nome porque quis ou porque achou que daria certo o personagem com o nome (como quando usei o seu)? haha :P

    é estranho ver coisas assim, textos e músicas(tem duas, uma legalzinha outra podre com meu nome) e comentários... "curioso pra saber o que a renata tem", ''estou torçendo por Renata e Thom''. Pensar nisso na vida real é estranhamente legal: eu e o thom!:O pelo menos ele me entenderia 100% haha
    =**

    ResponderExcluir

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios